As empresas de Taxi foram criadas no municipio de São Paulo, em 1969, pela lei 7.329, onde a Prefeitura regulou e ajustou o que no mercado existia naquela época!

Com o advento dessa lei, trouxe para a cidade, uma norma que pode ajustar e regular o setor de transporte individual de passageiros, no intuito de promover para a cidade um sistema preciso e que otimas condiçoes para o seu desenvolvimento.

Assim no inicio, a Prefeitura visa promover este modal, e ajustar para que o usuário tivesse segurança em usar o taxi, e saber que nesse serviço ele pode confiar!.

A criação das empresas de taxi

Naquela epoca, todos os taxis eram cadastrados em nome das pessoas fisicas, e não haviam pessoa juridica no processo de transporte individual. Com a legislação, a Prefeitura promove a criação de empresas para que quem quiser empreender nesse modal, poderia desde que preparasse para as responsabilidades decorrentes do transporte.

Com isso, muitos operadoras na epoca, que tinham 2 ou 3 taxis, devolveram para a Prefeitura, e se mantiveram em pessoa fisica, e com uma autorização, que se denominou alvará.

A partir desse momento, os operadores que tiveram o impeto de gerar e criar suas empresas, optaram por seguir as regras apresentadas pela Prefeitura, e assim se desenvolveram as empresas de taxi.

Muitas regras foram apresenadas, e tiveram que ocorrer varios ajustes, para a operação conforme as regras vigentes.

Inclusão de novos veículos, apresentação de patios com oficina de reparos mecanicos, eletricos, funilaria e pintura, contratação de funionários internos para a manutenção, execução de conjuntos de regras proferidas pela Prefeitura para adequação das normas existentes, tudo isso existiu junto as empresas para que pudessem atuar nesse mercado emergente, á epoca!

Evolução constante do setor no modal taxi!

Com o passar do tempo, as empresas foram evoluindo, e desenvolvendo novos programas como a introdução do programa Pro-alcool, o inicio dos veiculos a gás, o desenvolvimento dos taxis acessíveis, bem como a introduçao dos veiculos híbridos e elétricos no sistema de taxi da cidade, sempre em parceria com a Prefeitura da cidade.

Assim as empresas sempre puderam apresentar novas tecnologias de operação ao setor de taxi, e também a levar condições de inicio de operação para pessoas que quisessem conhecer o modal taxi, sem grandes investimentos iniciais.